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terça-feira, 17 de novembro de 2009

Teoria da Gestalt



Teoria da Gestalt


A Gestalt é uma palavra de origem Alemã e surgiu em 1.523 , que significa “O que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares”. Hoje adotada no mundo inteiro significa um processo de dar forma ou configuração. Gestalt significa uma integração das partes em oposição à soma do “todo”.
O principal representante da Psicologia da Gestalt é Max Werthemer ( 1880-1943 ) acompanhado dos amigos Wolfgang Kohler ( 1887-1967 ) e Kurt Koffka ( 1886-1941 ), que são cofundadores desse movimento.
Apesar da Gestalt e Behaviorismo terem surgido na mesma época, ambas em reação ao estruturalismo, contudo são movimentos bem diferentes. A Gestalt é holística, subjetiva e cognitiva. E seus estudos foram baseados na percepção e sensação de movimento.
Na visão dos gestaltistas, o comportamento humano deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Para a Gestalt o que importa é entender como o aluno percebe as situações e como pode resolvê-las por meio de insight.
O insigth é a palavra-chave dos psicólogos da teoria da Gestalt quando descrevem a aprendizagem, é definido como a súbita percepção de relações entre elementos de uma situação: ocorre quando um indivíduo, na busca, de seus objetivos vê novos meios de utilizar os elementos de seu ambiente. Já a percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria.
Os psicólogos Gestaltistas eram contra as idéias de Wundt, pois afirmava que a percepção seria uma soma de vários elementos e formaria uma espécie de pacote. Os gestaltista acreditavam que quando se juntassem os elementos ele formaria um novo padrão que não existia antes da soma das partes. O todo é mais que a soma do que a simples soma de suas partes, como o nosso campo perceptivo segue determinadas tendências sob a forma de conjuntos estruturados.



A importância da percepção do estímulo para a compreensão do comportamento humano, segundo a teoria da Gestalt. Exemplos sobre o meio geográfico e o meio comportamental. Princípios que regem o campo psicológico na busca da boa forma. A função da escola e o papel do professor segundo a Gestalt. Como se dá a aprendizagem na visão gestáltica.

Para os gestaltistas a percepção é o ponto principal para que o individuo tenha uma visão ampla do meio ao qual esta inserido, entende-se que através da percepção a pessoa se torna capaz de resolver questões com mais facilidade, ter discernimento.
O psicólogo Koffka destaca que o comportamento deve ser estudado em um ambiente determinado, para Koffka existem dois tipos de ambiente o geográfico e o comportamental. Podem ser exemplificados:
Uma pessoa passeando na rua com o seu cachorro e um ônibus pegando os passageiros numa mesma avenida ( a avenida é considerada como o ambiente geográfico ).
Existe a lei da Pregnância que tudo que é percebido tende a assumir a melhor forma possível, é uma lei do equilíbrio, semelhante as leis físicas de equilíbrio. Estão subordinadas a ela quatro princípios:

Principio da Proximidade: Os elementos mais próximos entre si são vistos como pertencentes à mesma categoria.

Princípio da Similaridade: Itens semelhantes em cor, forma ou textura tendem a formar grupos.

Principio do Fechamento: É o ato de completar um padrão, ou seja, geralmente completa figuras que estão incompletas de várias formas que tendemos a perceber como completas.

Princípio da Continuidade: A organização perceptiva tende a ocorrer de tal maneira que uma linha reta parece continuar como uma linha reta.
Os gestaltistas explica que a função da escola é fazer com que o aluno tenha a capacidade de raciocinar e resolver situações. E que o papel do professor consiste em criar condições para que o aluno pode ter novos insights pra que dessa forma consiga resolver situações e aprender novos conceitos.
Para a Gestalt a aprendizagem ativa permite ao aluno superar barreiras. Permite que o aluno ultrapasse a fronteira entre o aprender e o pensar.