Seguidores

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Teoria da Gestalt



Teoria da Gestalt


A Gestalt é uma palavra de origem Alemã e surgiu em 1.523 , que significa “O que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares”. Hoje adotada no mundo inteiro significa um processo de dar forma ou configuração. Gestalt significa uma integração das partes em oposição à soma do “todo”.
O principal representante da Psicologia da Gestalt é Max Werthemer ( 1880-1943 ) acompanhado dos amigos Wolfgang Kohler ( 1887-1967 ) e Kurt Koffka ( 1886-1941 ), que são cofundadores desse movimento.
Apesar da Gestalt e Behaviorismo terem surgido na mesma época, ambas em reação ao estruturalismo, contudo são movimentos bem diferentes. A Gestalt é holística, subjetiva e cognitiva. E seus estudos foram baseados na percepção e sensação de movimento.
Na visão dos gestaltistas, o comportamento humano deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Para a Gestalt o que importa é entender como o aluno percebe as situações e como pode resolvê-las por meio de insight.
O insigth é a palavra-chave dos psicólogos da teoria da Gestalt quando descrevem a aprendizagem, é definido como a súbita percepção de relações entre elementos de uma situação: ocorre quando um indivíduo, na busca, de seus objetivos vê novos meios de utilizar os elementos de seu ambiente. Já a percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria.
Os psicólogos Gestaltistas eram contra as idéias de Wundt, pois afirmava que a percepção seria uma soma de vários elementos e formaria uma espécie de pacote. Os gestaltista acreditavam que quando se juntassem os elementos ele formaria um novo padrão que não existia antes da soma das partes. O todo é mais que a soma do que a simples soma de suas partes, como o nosso campo perceptivo segue determinadas tendências sob a forma de conjuntos estruturados.



A importância da percepção do estímulo para a compreensão do comportamento humano, segundo a teoria da Gestalt. Exemplos sobre o meio geográfico e o meio comportamental. Princípios que regem o campo psicológico na busca da boa forma. A função da escola e o papel do professor segundo a Gestalt. Como se dá a aprendizagem na visão gestáltica.

Para os gestaltistas a percepção é o ponto principal para que o individuo tenha uma visão ampla do meio ao qual esta inserido, entende-se que através da percepção a pessoa se torna capaz de resolver questões com mais facilidade, ter discernimento.
O psicólogo Koffka destaca que o comportamento deve ser estudado em um ambiente determinado, para Koffka existem dois tipos de ambiente o geográfico e o comportamental. Podem ser exemplificados:
Uma pessoa passeando na rua com o seu cachorro e um ônibus pegando os passageiros numa mesma avenida ( a avenida é considerada como o ambiente geográfico ).
Existe a lei da Pregnância que tudo que é percebido tende a assumir a melhor forma possível, é uma lei do equilíbrio, semelhante as leis físicas de equilíbrio. Estão subordinadas a ela quatro princípios:

Principio da Proximidade: Os elementos mais próximos entre si são vistos como pertencentes à mesma categoria.

Princípio da Similaridade: Itens semelhantes em cor, forma ou textura tendem a formar grupos.

Principio do Fechamento: É o ato de completar um padrão, ou seja, geralmente completa figuras que estão incompletas de várias formas que tendemos a perceber como completas.

Princípio da Continuidade: A organização perceptiva tende a ocorrer de tal maneira que uma linha reta parece continuar como uma linha reta.
Os gestaltistas explica que a função da escola é fazer com que o aluno tenha a capacidade de raciocinar e resolver situações. E que o papel do professor consiste em criar condições para que o aluno pode ter novos insights pra que dessa forma consiga resolver situações e aprender novos conceitos.
Para a Gestalt a aprendizagem ativa permite ao aluno superar barreiras. Permite que o aluno ultrapasse a fronteira entre o aprender e o pensar.

4 comentários:

  1. Que materia interessante, estudando uma disciplina, deparei-me com um questionamento, gestalt informadas, fui pesquisar e deparei-me com este blog, muito rico por sinal.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Estamos estudando este assunto na matéria de Psicologia do curso de Magistério da Escola Frei Godofredo da cidade de Gaspar SC.
    Obrigado pela página e oportunidade de pesquisarmos este assunto.
    Luiz Carlos (Pixe)

    ResponderExcluir
  3. Qual a referencia bibliográfica de pesquisa?

    ResponderExcluir